O Parque Guapituba é um remanescente de Mata Atlântica, um dos biomas mais ameaçados do mundo, e abriga espécies de flora e fauna de grande beleza e relevância ecológica. O parque se configura como uma floresta urbana, o que significa que seu uso se dá através de caminhadas ao ar livre, prática de exercícios físicos, apreciação da natureza, observação de aves, respeitando os elementos contidos na área e com interferência mínima, de modo a não impactar as espécies ali residentes.
Os serviços ambientais prestados pelo parque vão desde a melhoria do microclima, umidade e qualidade do ar, proteção dos recursos hídricos, preservação de espécies dispersoras de sementes, predadoras de animais
transmissores de doenças, espécies de grande beleza e raridade, até a redução do stress e melhoria do bem-estar e saúde causados pelo contato com áreas verdes, entre inúmeros outros.
No Parque Guapituba também é possível conhecer o Jardim de Pedra, construção feita pelos antigos moradores da área e que é singular quanto aos aspectos arquitetônicos e paisagísticos.
Fauna
Caxinguelê
Sciurus aestuans
Cuíca-de-três-listras
Monodelphis iheringi
Falsa-coral
Oxyrophus guibei
Ouriço-cacheiro
Coendou prehensilis
Jacuguaçu
Penelope obscura
Papagaio-verdadeiro
Amazona aestiva
Teiú
Tupinambus merianae
Tucano-de-bico-verde
Ramphastos dicolorus
Pica-pau-de-cabeça-amarela
Celeus flavescens
Veado-catingueiro
Mazama gouazoubira